sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Noite Cultural em Nazaré do Piauí

Pela sua extensão territorial o Brasil possui diversos biomas, inúmeros sotaques, as tradições e a cultura de cada região variam a tal ponto que as semelhanças tornam-se quase imperceptíveis. As pessoas são tão diferentes que um observador desatento poderia dizer que se tratam de vários países agrupados.
Com o intuito de reduzir a distância cultural do triangulo Piauí, Goiás e Rio Grande do Sul os rondonistas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ e da Universidade do Estadual de Goiás realizaram no domingo, 26, na praça central do município a Noite Cultural. Durante o evento os três estados tiveram a oportunidade de mostrar suas culturas e tradições.

Para dar inicio no compartilhamento da noite os presentes entoaram o Hino Piauiense, seguido do Hino de Nazaré do Piauí, uma verdadeira prova de apreço a sua região. Na sequencia das atrações os participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCSV apresentaram dança típica da região retratando a formação do Piauí.

Foto: Paulo Ernesto Scortegagna
A Universidade Estadual de Goiás – UEG teve a professora coordenadora, Nilda Pascoali Pascol Rezende, como mestre de cerimonias do grupo. O grupo apresentou vídeos que mostraram a cidade de Quirinópolis e a Universidade da qual fazem parte. Para encerrar sua apresentação os rondonistas da equipe goiana cantaram “Saudade da Minha Terra – Goiás meu amor”.

Para a rondonista goiana, Sarah Brena Aparecida Rosa, acadêmica de Biologia, a noite cultural foi muito interessante. “Achei diferente, a cultura do sul é muito diferente das outras duas, por causa do tradicionalismo e das danças, que são muito bonitas”, disse. Sarah acrescentou ainda que “a cultura do nordeste que é baseada em samba e forró, com suas fantasias de carnaval e baiana que simbolizam as religiões e o Goiás com seu imbatível sertanejo que é uma cultura nacional”, finalizou.

Foto: Paulo Ernesto Scortegagna
Em sua vez a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí trouxe o pago para o Piauí. A equipe de rondonistas da Unijuí apresentou-se devidamente pilchada e entoou o Hino Rio-grandense. Na sequencia apresentou o trailer do documentário Epopéia Ijhuy, seguido do vídeo institucional da Unijuí. Para encerrar sua participação na noite, a equipe de rondonistas executou duas danças típicas gaúchas e uma legítima Vanera com direito a participação do público que assistia.


Foto: Paulo Ernesto Scortegagna
A noite contou ainda com a apresentação de repentistas da Terceira Idade e uma banda de pop rock da cidade. “Encontrei os meninos por acaso. Estávamos fazendo uma atividade em frente a igreja e como  havia alguns músicos tocando fui conferir. Quando vi que também tocavam pop rock me disponibilizei a tocar com eles.” Esclarece o rondonista, Fabio da Costa Petry, que participou da apresentação artística dos meninos de Nazaré do Piauí.

Nenhum comentário :

Postar um comentário