terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Lagoa de Nazaré: Uma beleza desconhecida

Lagoa de Nazaré - Nazaré do Piauí/PI
Para encerrar a primeira semana de atividades da Operação Velho Monge em Nazaré do Piauí os rondonistas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ e da Universidade do Estadual de Goiás realizaram uma ação conjunta para conscientização de proteção do meio ambiente.

Rondonistas e locais durante a ação.
Depois de um sábado com céu nublado e chuvas esparsas, o domingo chegou com um lindo dia como se soubesse que os rondonistas em atividade no município precisavam de sol e tempo estável para desenvolver a atividades na Lagoa de Nazaré.

A lagoa é formada pelos rios Piauí, um dos afluentes do rio Parnaíba e o rio Mucaitá. Utiliza a lagoa como área de diversão e lazer para toda comunidade, considerada principal área de turismo do município. A Lagoa de Nazaré foi considerada em 1993 Área de Preservação Ambiental Estadual, com intuito de proteger e conservar a biota nativa, bem como os mananciais hídricos visando a melhoria da qualidade de vida local.

Rondonistas Lilian Barboza (UEG) e Luis Joris (Unijuí)
com Sargente Meireles confeccionando lixeiras. 
O objetivo da ação conjunta consistia em sensibilizar os cidadãos nazarenos para o exercício de atitudes promovam o bem-estar coletivo e a conscientização da necessidade de preservar o meio ambiente e fomentar a redução e reciclagem, além de ressaltar a população que o local é uma área de preservação permanente.


Com a presença de alguns cidadãos nazarenos, entre crianças e adultos, os rondonistas da Unijuí e UEG promoveram a coleta de lixos às margens da Lagoa de Nazaré, informando aos envolvidos a importância deste ato. Ainda na Lagoa, os rondonistas mostraram aos participantes como montar lixeiras com materiais disponíveis no próprio local.
Equipes de rondonistas no final da ação conjunta.

Nenhum comentário :

Postar um comentário