quinta-feira, 24 de outubro de 2013

NAZARÉ DO PIAUÍ PARTICIPARÁ DAS AÇÕES DO PROJETO RONDON

Na tarde de segunda-feira, dia 21 de outubro, chegaram a Nazaré do Piauí os  dois professores coordenadores das Equipes das Universidades que atuarão nas Ações do Projeto Rondon no mês de janeiro de 2014 na cidade e em comunidades rurais do município.
O Professor Paulo Ernesto Scortegagna da UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – UNIJUÍ, e a Professora Nilda Aparecida Pascoal Rezende da UNIVERSIDADE ESTADUAL DE Goiás – UEG chegaram de Teresina e estão participando da Viagem Precursora da “Operação Velho Monge” onde visitam o município e ajustam com a prefeitura e lideranças  municipais as ações que serão realizadas durante a operação, de forma a atender às reais necessidades do município.
Conforme agendamento e organização prévia do Chefe de Gabinete o senhor Pessoa Nunes, em sessão pública, na Câmara de Vereadores, os Professores foram recepcionados pelo Presidente da mesma, o senhor Carlos Pinheiro e pela Primeira Dama do Município a senhora Sofia Régia Moraes Martins Nunes.
Na oportunidade, ocorre a entrega oficial do “Acordo de Cooperação – MD/Município” a Primeira Dama e que já foi assinado pelo Prefeito de Nazaré do Piauí o senhor JOSÉ NUNES DE OLIVEIRA JÚNIOR.
A reunião contou com a presença de diversas autoridades, políticas, religiosas, sindicais e demais entidades, bem como dos Secretários Municipais que presenciaram a apresentação das propostas dos conjuntos de Ações A: “Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde” sob responsabilidade da UEG e do conjunto de Ações B: “Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho” ao cargo da UNIJUÍ.
Os Coordenadores das Equipes ficam na cidade até quinta-feira, dia 24 de outubro, mas voltarão com suas equipes compostas por 08 acadêmicos de diferentes cursos e mais dois professores vice coordenadores que atuaram no período de 20 a 31 de janeiro de 2014 promovendo ações de cidadania em diferentes áreas do conhecimento através de cursos e oficinas de capacitação e atividades de caráter cultural, de recreação, entre outras.

O Projeto Rondon é, atualmente, um dos maiores projetos sociais e educacionais do País. Proporciona aos universitários de todas as regiões brasileiras a oportunidade de conhecer e “sentir” o Brasil, ao mesmo tempo em que realizam ações em proveito das comunidades que os recebem e qualificam seu saber acadêmico.

Fonte: Site 180graus (http://180graus.com)

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Projeto Rondon visita a cidade de Nazaré do Piauí


Paulo - Coordenador do Projeto Rondon
O município de Nazaré do Piauí sediará nos primórdios de 2014, o Projeto Rondon, que desde que foi recriado em 2005, continua com a sua missão de integrar, principalmente os povos das comunidades de difícil acesso e relegadas ao esquecimento. Neste primeiro momento o município recebe a visita dos coordenadores provenientes do Rio Grande do Sul e Goiás, de onde virá à missão Rondon na época determinada, os coordenadores realizarão palestras e oficinas visando equacionar os interesses dos visitantes aos hábitos e necessidades dos nossos munícipes, o Prefeito Junior Nunes comprometeu-se com a causa e não está medindo distancia com a futura realização de tão importante evento.

Fonte:Blog Nazaré do Piauí (www.meionorte.com)

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Petry rumo ao Piauí

Piauí. Este é o destino do acadêmico de publicidade e propaganda da Unijuí, Fábio da Costa Petry. Ele foi selecionado para integrar a equipe da Unijuí que vai participar do Projeto Rondon, Operação Velho Monge, em janeiro de 2014.
A proposta “Ações Multidisciplinares: Construção de Soluções para o Desenvolvimento com Sustentabilidade” é coordenada pelos professores Paulo Ernesto Scortegagna e Leonir Terezinha Uhde. Ela faz parte do conjunto de ações “B” do projeto, que envolve as áreas da Comunicação, Tecnologia e Produção. As atividades serão desenvolvidas entre os dias 18 de janeiro e 03 de fevereiro de 2014.
As expectativas são muitas. Fábio Petry explica que desde que tomou conhecimento do Projeto Rondon, no ano passado, ficou muito empolgado com a possibilidade de participar, “agora que fui selecionado já estou respirando os preparativos do Projeto”. Ele conta que já foi realizada a primeira reunião de capacitação, e os trabalhos já estão bombando: “como acadêmico de comunicação minha ‘missão’ já começou. Ela consiste em criar a identidade visual para os materiais da equipe de rondonistas da Unijuí, também auxiliar os demais colegas a produzirem seus próprios materiais. Enfim, estou muito empolgado com o projeto e realmente não vejo a hora de embarcar rumo a Nazaré do Piauí”.
O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que c: ontribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. Para Petry, “o projeto em si é muito humanista, vai além do âmbito acadêmico tradicional, não se trata apenas de difundir conhecimentos, mas sim de uma troca de conhecimentos, informações e cultura”.
A equipe da Usina de Ideias parabeniza o acadêmico e deseja boa sorte nessa aventura de cidadania e lições de vida!
Fonte: Usina de Ideias http://usinacomunica.wordpress.com

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

UNIJUÍ divulga alunos selecionados para a 2ª Fase de Seleção do Projeto Rondon

A Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão divulga os alunos selecionados para a 2ª Fase do Projeto Rondon – Entrevistas. Participam desta fase: Ana Paula Huttra Kleemann, Carine Norback, Carla Patricia Schultz Coppeti, Cássio Tomazi, Everton Garcia, Fábio da Costa Petry, Luiza Amabile Uhde Scortegagna, Marinei Dolores Zorzella, Nailene Denise Dreilich, Orvandir Luis Joris, Pedro Goecks, Régis Filipe Schneider e Tagiana Krenchinski. 
A coordenação do Projeto na UNIJUÍ informa que a data das entrevistas foi antecipada para quinta-feira, 29, por solicitação da Coordenação Nacional do Projeto Rondon, Ministério da Defesa, visando o cadastramento urgente dos rondonistas no seu Sistema. As entrevistas acontecem durante a quinta-feira, 29, na sala B5, prédio B, Câmpus Ijuí, com o seguinte cronograma: 8h – alunos do curso de Agronomia; 9h30 – alunos do curso de Comunicação Social; 10h – alunos do curso de Educação Física; 10h30 – alunos do curso de Medicina Veterinária e às 13h30 – alunos do curso de Engenharia Civil. 
Os candidatos aprovados para a segunda fase passarão por entrevista com a Comissão de Seleção e serão avaliados nos seguintes quesitos: conhecimento do Projeto Rondon; conhecimento das Áreas e Atividades do Conjunto B; conhecimento da proposta de trabalho da UNIJUÍ – Conjunto B (disponível no site junto ao Edital – Anexo 2) e conhecimento do Guia do Rondonista e concordância com o seu conteúdo e do convite às IES para a Operação Velho Monge (disponíveis no site www.defesa.gov.br/projetorondon).

Fonte: Unijuí (www.unijui.edu.br)




segunda-feira, 1 de julho de 2013

UNIJUÍ tem proposta aprovada para o Projeto Rondon 2014

A UNIJUÍ participará mais uma vez de uma Operação Nacional do Projeto Rondon no próximo ano.

Desta vez, a equipe da Universidade estará na Operação Velho Monge, que acontece de 18 de janeiro a 03 de fevereiro de 2014, em Nazaré do Piauí, no estado do Piauí.

O projeto “Ações multidisciplinares: construção de soluções para o desenvolvimento com sustentabilidade”, coordenado pelos professores Paulo Scortegagna (DHE) e Leonir Uhde (DEAg) compreende atividades desenvolvidas dentro do conjunto B, que tem como áreas: meio ambiente, trabalho, comunicação, tecnologia e produção.

O Projeto Rondon é uma iniciativa do Ministério da Defesa e conta com a colaboração da Secretaria de Educação do Ministério da Educação (MEC) e tem como objetivos: contribuir para a formação do universitário como cidadão; integrar o universitário ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País; consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais e estimular no universitário a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.

Fonte: Unijuí (http://www.unijui.edu.br)